Artigo

Dicas para aprender a programar em 2024

Escrito por Erick Faria · 6 min. >
Dicas para aprender a programar

Eu comecei a programar sozinho. Nunca fiz um curso e nem fiz graduação na área. Começou como curiosidade e hoje faz 10 anos que trabalho com programação. Muitas pessoas me perguntam dicas para aprender a programar, então eu resolvi escrever esse post e compartilhar com vocês algumas dicas para começar.

Como aprender programação?

Aprender uma coisa nova é uma das coisas mais difíceis que a gente pode fazer na vida. Quando a gente não sabe uma coisa tirar da inércia e começar do zero parece ser uma das tarefas impossíveis a serem feitas. Aprender a programar foi uma das coisas mais interessantes que eu já fiz na minha vida. A programação abriu várias portas para mim e é atualmente o que garante o meu emprego.

Hoje eu vou tentar ajudar a vocês com algumas dicas para começar a aprender a programar. Assim como você que chegou até esse blog eu aprendi a programar sozinho. Eu nunca fiz nenhum tipo de curso pago, eu apenas assistir os conteúdos que estão disponíveis no YouTube. Antes de começar eu gostaria de convidar a você a dar uma olhada nos cursos que nós temos aqui no blog.

Aprender a programar não tem segredo, basta que você comece. Um dos erros mais comuns das pessoas que estão aprendendo a programação é não praticar. Geralmente os alunos assistem às aulas da esperança de que vão aprender e fixar o conteúdo que foi passado. Eu não conheço ninguém que conseguiu aprender programação dessa maneira. Para programar você precisa programar. 

Eu entendo que a programação no início parece ser algo muito difícil, pois aquele tanto de palavra e código da tela do computador é intimidador e abstrato para uma pessoa que nunca viu nada de informática. Caso você seja completamente novo nesse mundo eu aconselho que você deu uma lida e estude um pouco de algoritmo antes de aprender programação. 

Caso você seja muito novo mundo do computador, eu aconselho que você faça um curso introdutório de informática. Não é impossível que você aprenda programação, mas certamente irá demorar um pouco mais de tempo do que uma pessoa que já tem uma base sólida em computação. Não se deixe desanimar pode parecer difícil no início mas certamente com paciência e disciplina você conseguirá.

Como começar a aprender a programar?

A melhor forma de começar a programar é programando. Não existe outra forma de aprender a programar que seja a prática. Os cursos vão te ajudar apenas a ter um Norte de onde começar mas a partir do momento que você já tem as informações básicas para começar somente a prática e a mão na massa vão te ensinar a programar.

É preciso que você quebre aquele ciclo de aluno passivo que fica somente escutando o professor falar. Nós somos induzidos durante toda a vida escolar a pensar que o professor falando será o suficiente para que nós possamos aprender e absorver o conteúdo.

Em programação uma das maiores dificuldades das pessoas é além de começar a ter foco para desenvolver alguma coisa. É fundamental que você reflita bastante antes de começar a estudar a programação para entender qual a área que você pretende seguir. 

Quando você identificar a área que você quer seguir, escolha uma linguagem de programação que está mais alinhada com aquilo que você quer desenvolver e comece a fazer um curso introdutório. A partir do momento que você fez a inscrição ou começou o curso introdutório já começa a praticar.

Desde os primeiros dias busque elaborar um projeto para que você possa desenvolver ao longo do seu aprendizado. Se você não fizer do seu aprendizado algo útil para o seu dia será muito difícil você manter a motivação para aprender a programar.

Eu por exemplo quando comecei a programar comecei a automatizar todos os processos que eu fazia no Excel. Eu tinha uma demanda de trabalho que eu fazia no Excel e desde os primeiros dias que comecei a programar passei a automatizar todas as rotinas utilizando linguagem de programação. Dessa maneira eu estava aprendendo e ao mesmo tempo fazendo algo útil para o meu trabalho.

Eu acho que essa é uma das melhores formas de se aprender alguma coisa. Você terá um sentimento de recompensa e estará fazendo algo que terá a aplicabilidade. Sem esse sentimento de que aquilo ali será aplicável é muito difícil de manter a motivação para aprender a programar.

Apesar de ser importante ter um projeto em mente, no início não se cobre muito por desenvolver alguma coisa. O projeto deve ser um aliado no seu processo de aprendizado mas nessa fase o mais importante é você focar em aprender.

Como aprender a programar sozinho?

A melhor forma de se aprender a programar sozinho é por meio dos vários cursos que tem na internet. Aqui no blog balaio científico nós temos vários cursos completamente grátis e exercícios para você praticar.

Quando você vai aprender sozinho alguma coisa, é fundamental que você busque ficar motivado o tempo todo. Comece a desenvolver algum projeto e assista várias aulas e tutoriais que estão disponíveis na internet.

Eu aprendi a programar sozinho, eu nunca fiz um curso de nenhuma linguagem de programação que aprendi. Tudo aprendizado foi adquirido ao longo da vida lendo tutoriais na internet.

A maioria dos desenvolvedores que conheço aprenderam na internet sozinho. Quase todos eles têm em comum isso, faziam um trabalho repetitivo e maçante e aprenderam a programar para automatizar a rotina.

É fácil aprender a programar?

Aprender a programar é uma das coisas mais fáceis que existe na vida. No início uma das coisas que difícil é aprender a lógica de programação. Os meus cursos de Python e R eu já observei que várias pessoas têm facilidade em entender a linguagem de programação mas muita dificuldade em entender a lógica de programação que está ali por trás.

Aquele monte de letra na tela do computador é muito abstrato para uma pessoa que está começando e nunca teve contato com a informática antes. Para as pessoas que desejam começar a programar eu aconselho que comecem pelo estudo de algoritmo.

O estudo de algoritmo vai te dar todas as bases que você precisa para entender a lógica de programação. Um erro muito comum das pessoas é querer aprender uma linguagem de programação sofisticada, sem antes aprender a lógica dos algoritmos.

Se você for uma pessoa que tem dificuldade com os conceitos básicos de computação, eu aconselho fortemente um curso de introdução à informática. É importante que você saiba ao menos o básico de como abrir um arquivo, excluir alguma coisa, etc. Muitas pessoas buscam uma mudança na carreira e quero aprender a programar mas não tem uma base sólida em computação.

Geralmente essas pessoas têm muita dificuldade no início pois elas tem muita dificuldade em abrir e fechar um arquivo. Caso você se encontre nessa situação comece um curso de introdução à informática depois passe para o estudo de algoritmo é lógica de computação e só depois disso tudo começa a estudar programação.

Como aprender a desenvolver do zero?

Para aprender a desenvolver do zero eu aconselho que você comece pelo estudo de algoritmos. Antes de começar a estudar linguagem de programação é fundamental que você entenda a lógica de programação. 

Invisto o tempo que for necessário para que você entenda tudo sobre a lógica de programação. Se você não entender a lógica de programação você terá uma lacuna gigantesca na sua carreira de desenvolvedor.

Ausência de lógica de programação foi uma das coisas que mais me atrapalhou ao longo da minha carreira. Eu aprendi a programar diretamente e ao longo da carreira que eu fui aprendendo a lógica de programação. No fim do tudo certo mas olhando agora eu vejo que se eu tivesse estudado lógico de programação desde o início, todo o processo de aprendizado teria sido mais fácil.

É preciso que você tenha em mente de que a linguagem de programação irá mudar ao longo do tempo. A linguagem de programação que utilizo hoje, provavelmente estará defasada daqui a 15 anos. A linguagem de programação mudará mas uma coisa que não mudará é a lógica de programação.

Com o tempo você irá entender que a linguagem de programação é como um carro. existe uma diferença, pode uma ser mais rápida que a outra, mas todas servem para um propósito semelhante que é no caso do carro fazer o transporte.

Um carro pode ficar mais defasado do que o outro ao longo do tempo. Entretanto a noção de dirigir continua a mesma. Uma pessoa que aprendeu a dirigir, e que sabe conduzir muito bem um veículo há 20 anos, mesmo nos carros atuais não terá dificuldade. Essa pessoa passará apenas por um processo de adaptação.

Se você desde o início tiver essa noção que eu acabei de ensinar você irá focar muito mais no estudo de lógica de programação e de algoritmos e certamente seu processo de aprendizado será muito mais fácil.

Quanto tempo para aprender a programar?

Essa é uma pergunta que eu não gosto muito de responder porque não existe uma resposta. Se você insistir em ter uma data eu diria que algo em torno de seis meses.

Mas é óbvio que isso depende de várias coisas. Isso irá depender da capacidade da pessoa de ter tempo para estudar, da concentração no estudo, dá vontade em aprender, da facilidade em aprender coisas de programação, etc.

Pela minha experiência em uma média de seis meses as pessoas já tem uma noção básica de linguagem de programação. Eu não posso falar que essa pessoa já está pronta para trabalhar com linguagem de programação, mas certamente ela é capaz de desenvolver pequenos projetos.

Entretanto, repito não há resposta correta para isso. Tempo de aprendizado depende. O fato de uma pessoa aprender mais rápido do que a outra não quer dizer nada. O processo de aprendizado é um acúmulo de impulso e de experiências acumuladas ao longo da vida e é quase impossível ser medido em tempo.

Não deixe o tempo ser um empecilho para que você possa realizar o seu sonho de aprender a programar. Se o seu colega aprendeu em 3 meses, parabéns para ele se você precisar de dois anos ótimo vai no seu tempo.

Escrito por Erick Faria
Erick é um jovem entusiasta da tecnologia, com uma paixão pela escrita e pela partilha de conhecimento. Ele cresceu fascinado pela forma como a tecnologia pode mudar o mundo e dedicou sua vida a aprender tudo o que pode sobre esse assunto. Profile