Balaio da Ciência

O que é estágio e como funciona?

Escrito por Erick Faria · 5 min. >

O que é estágio e como funciona? Um estágio é uma atividade de trabalho remunerada ou não em que você deve realizar durante a sua formação acadêmica. O estágio se diferencia em vários pontos do trabalho formal CLT. O estagiário deve fazer menos horas de trabalho e deve preferencialmente está relacionado com a área de estudo.

O que é estágio e como funciona?

O estágio é um momento importante na formação da pessoa, pois é geralmente o primeiro contato em um ambiente de trabalho. Logo, o estágio é a primeira vez em que muitas pessoas irão trabalhar.

Simplesmente pelo fato de que é a primeira experiência no mercado de trabalho de muitas pessoas acho que é indiscutível a importância de se começar com um pé direito em um bom estágio. Eu já fiz vários estágios durante a minha vida e a minha formação acadêmica. Acumulei muitas experiências e aprendi várias coisas que hoje eu gostaria de compartilhar com vocês.

Todos os conteúdos que estão presentes nesse post são único e exclusivamente com o intuito de te ajudar a refletir sobre alguns pontos que acho fundamental para fazer um bom estágio.

O que se faz em um estágio?

No estágio você desenvolverá funções que estão relacionadas à área de estudo. Se você está estudando jornalismo, você irá estagiar em uma redação que irá escrever as suas primeiras colunas e artigos jornalísticos. O escopo do trabalho irá variar muito, pois cada local de estágio tem uma política diferente.

O estagiário irá desenvolver várias funções com o intuito de aprender. Objetivo do estágio não é e não deve ser trabalhar muito para ter um salário de subsistência. A palavra chave que deve guiar durante todo o período de estágio é a palavra aprendizado. O estágio deve ser um ambiente em que você vai trabalhar e aprender a cada função desenvolvida.

Esse cenário que eu acabei de descrever seria o cenário perfeito e ideal de estágio. Entretanto, no Brasil existem alguns vícios que fazem do estágio uma brecha para contratação de mão de obra barata. Eu já sofri muito com estágios ruins e aprendi muito ao longo da minha carreira. 

Hoje eu gostaria de compartilhar com vocês algumas dicas para identificar um bom estágio e saber reconhecer um ambiente que lhe trará aprendizado para sua carreira.

Estágio não é um trabalho

Você precisa levar em conta de que estágio no Brasil não é trabalho. Parece ser uma coisa óbvia mas estagiários não tem muitos direitos considerando os mesmos que um empregado CLT tem.

Aqui eu não me refiro a palavra trabalho no sentido de trabalhar. O estagiário na maioria das vezes deve trabalhar mais do que as pessoas que são efetivas no trabalho, ou seja, aquelas pessoas que são empregadas no regime CLT.

Ficar muito tempo fazendo estágio significa que você ficará muito tempo sem contribuir para a seguridade social e não terá a contagem de tempo para aposentadoria. Tome muito cuidado com isso pois conheço vários casos das pessoas que ficaram cinco anos ou mais fazendo estágio. Foram cinco anos que essa pessoa ficou sem contribuir com o tempo para a aposentadoria.

Chegar até o tempo de contribuição mínima no Brasil é algo muito difícil. Você precisa contar com os percalços que terá ao longo da sua carreira de trabalho. Inevitavelmente nós passamos por períodos de desemprego que aliados as inúmeras crises que vivemos no Brasil torna a contribuição mínima algo muito penoso de se atingir.

Nós não podemos contar com fatores externos, como por exemplo, a mudança da legislação. Talvez no futuro os legisladores compreendam que é necessário contabilizar esse tempo de estágio como o tempo de contribuição para a seguridade social. Como isso não aconteceu eu acho que é muito imprudente e arriscado contar com uma mudança nesse sentido.

Por isso, eu aconselho que você leve em consideração isso quando for renovar ou ficar muito tempo em um estágio. Se você tiver condições comece a contribuir para a seguridade social para garantir o tempo mínimo de contribuição. Se você quiser aprofundar e tiver condições comece a guardar e estudar um pouco sobre investimentos. Mesmo que a sua capacidade de investimento seja muito pouca enquanto você tiver fazendo estágio isso vai te trazer conhecimento muito útil para o momento em que você começar a ter um salário digno.

Estágio que não acrescentam em nada

Não perca o seu tempo em estágios que não te trazem nenhum tipo de conhecimento. Em muitos locais as pessoas contratam estagiários como pessoas que irão trabalhar sem direitos trabalhistas por um custo muito reduzido. Em vários locais no Brasil o estagiário é uma figura que não passa de uma mão de obra barata. É uma realidade muito triste, mais que nós precisamos colocar luz sobre essa situação.

As universidades pela impossibilidade de contratar pessoas para contratar pessoas baratas e que vão fazer o trabalho pesado de pesquisa. Se você estiver disposto a começar uma iniciação científica, seja ao menos rigoroso em aprender certas coisas. Muito dos professores que vão liderar os projetos, são pessoas completamente defasadas e que não vão trazer nada de conhecimento para você. Geralmente os professores querem uma pessoa que aceite uma bolsa pequena para ser um secretário privado.

Não tenha medo em abrir mão de bolsa ou de pedir para sair caso você se encontre nessa situação. Da mesma forma, não tenha medo em perguntar maiores detalhes o que será ensinado e não deixe de expor a sua vontade em aprender. Lembre-se que você está abrindo mão do seu tempo para aprender. No estágio a sua preocupação deve ser aprender, pois a bolsa não paga sequer o transporte público.

Se o estágio ou a bolsa de pesquisa não é relevante a única coisa que sobra é o conhecimento que você vai aprender. Se você não aprender nada eu não vejo nenhum motivo para que você perca o seu tempo com algo inútil.

Se você acha que o estágio não está te trazendo nada de útil, comece um projeto sozinho. Hoje eu arrependo de não ter começado esse blog ao invés de ter feito certos estágios. Eu acho que seria muito mais útil se eu começasse a escrever esse blog há 10 anos atrás do que o ter me submetido a certas situações no estágio.

Um dos estágios que eu fiz foi muito positivo, pois foi nele em que eu comecei a estudar programação. Eu era auxiliar de pesquisa e era responsável por ligar para as pessoas e fazer perguntas da pesquisa.
Com o tempo eu comecei a mexer um pouco mais com esses programas estatísticos que ensinam aqui no canal e por fim comecei a estudar programação de maneira paralela para avançar na carreira.

Eu estou falando isso para te mostrar que geralmente o estágio não vai te trazer o conhecimento que você precisa para avançar na carreira. Talvez o estágio nem queira que você faça isso mas você precisa ter consciência de que você precisa correr atrás por conta própria.

É equivalente a universidade, lá você fará várias coisas que são perda de tempo. Você é obrigado a fazer certos trabalhos em grupo simplesmente para ter uma nota e no final de tudo ter um papel que nós chamamos de diploma.

O real ensinamento da universidade é a convivência que nós aprendemos a ter com as pessoas e algumas raras aulas que algum bom professor consegue passar conhecimento. O resto é uma série de protocolo que somos obrigados a seguir.

No estágio há muita semelhança. Geralmente nós somos obrigados a fazer um trabalho repetitivo e que geralmente nenhuma pessoa deseja fazer. Não se deixe desanimar e procure aprender coisas de maneira paralela para que você ao menos consiga aproveitar melhor o seu tempo. Assim você deve buscar fazer as coisas inúteis mais rápido e depois focar e aprender aquilo que realmente importa.

Dicas sobre como fazer estágio devidamente

Resumidamente a mensagem que eu gostaria de passar aqui hoje é de não se deixe ser explorado. Quando nós somos mais jovens geralmente nós somos ingênuos e nos deixamos levar por uma esperança de que uma pessoa que está em um cargo mais alto nos trará coisas boas e nos ajudará na carreira. Talvez isso seja verdade, mas na maioria das vezes é apenas uma situação de exploração.

Nada vale mais do que a sua saúde mental e o seu bem-estar. Não deixe ninguém explorar da sua energia e da sua juventude. Se você não der valor no seu tempo e na sua vida, dificilmente outra pessoa dará. O estágio é para aprender e te preparar para o futuro seja ele na carreira profissional ou para a vida. Se o estágio não cumprir esse requisito básico é muito mais interessante você procurar um emprego que terá todos os benefícios de um empregado CLT.

Somente você sabe da sua capacidade. Eu tenho certeza de que se você está lendo esse post aqui você está no bom caminho pois, você está buscando se informar. O estágio e os estudos devem ser coisas positivas, em hipótese alguma deixe isso se transformar em algo maléfico.

Escrito por Erick Faria
Erick é um jovem entusiasta da tecnologia, com uma paixão pela escrita e pela partilha de conhecimento. Ele cresceu fascinado pela forma como a tecnologia pode mudar o mundo e dedicou sua vida a aprender tudo o que pode sobre esse assunto. Profile