Jamovi

Apostila de Jamovi

Escrito por Erick Faria · 9 min. >
Apostila de Jamovi

Nessa página você encontrará a apostila de introdução ao Jamovi mais completa em língua portuguesa disponível. Se você busca conteúdo de jamovi e/ou tutorial em português, você chegou no lugar certo. Todo o conteúdo presente nessa página é livre para compartilhar, copiar e modificar. Eu espero que o conteúdo ajude você em seus objetivos com o Jamovi.

Apostila de Jamovi

O jamovi é um software estatístico com interface gráfica. É um software relativamente novo, se comparado com os seus concorrentes como o SPSS, SAS e PSPP. Com o jamovi você consegue ter um ambiente de fácil aprendizado e fácil manuseio, pois é possível integrar a facilidade do ambiente gráfico, com o poder da linguagem R para a automação de trabalhos.

Além das análises estatísticas convencionais, tais como: estatística descritiva, tabelas cruzadas, boxplot, etc. É possível desenvolver modelos matemáticos. Assim, podemos definir o jamovi como uma solução completa para análises quantitativas e qualitativas com o uso da matemática e estatística. Um software estatístico completo e gratuito.

Caso prefira, você pode fazer o download dessa apostila no Formato PDF: Apostila de Jamovi PDF

Você é livre para compartilhar, alterar, copiar. O código fonte da Apostila está disponível no repositório do Balaio Científico.

Um software estatístico completo e gratuito

O jamovi é um dos softwares mais completos da atualidade. Sua interface gráfica e a integração com a linguagem de programação R, faz com que o programa seja capaz de realizar todas as análises, das mais simples até as mais importantes

Além de ser completo é um software open source e gratuito. Isso significa que você não precisa se preocupar em comprar licença e/ou fazer assinaturas. Além de ser gratuito, o fato de os códigos serem abertos, permite que todos e todas possam verificar diretamente no código fonte como o programa foi escrito, trazendo mais transparência e segurança para os(as) usuários(as)

Estatística com interface gráfica

Uma das principais barreiras para várias pessoas que desejam estudar estatística é a programação. Geralmente os(as) alunos(as) que estão começando a estudar estatística, estão começando também a ter o primeiro contato com a linguagem de programação

Uma das principais vantagens do Jamovi é sua interface gráfica. Com ela, o(a) aluno(a) que está começando nos estudos de estatística, pode se concentrar apenas no estudo teórico, deixando para outro momento o estudo da programação. Dessa forma, o jamovi é uma das melhores alternativas de software para estudos em estatística, pois permite que o(a) aluno(a) possa ver os resultados em tempo real, sem a necessidade de aprender os comandos de uma linguagem.

Software modular

O jamovi é um software modular. Isso significa que você pode instalar complementos, ou módulos de acordo com a sua necessidade. Diferentemente do SPSS, por exemplo, com o Jamovi você tem a liberdade de instalar somente os módulos que você precisa; algo que não é possível fazer no SPSS.

A liberdade de poder instalar os módulos, faz do Jamovi um software leve e personalizável. Além disso, a comunidade está ativamente desenvolvendo novos módulos, o que faz com que o Jamovi seja cada vez mais completo e flexível para atender diversos usuários

Integração com a linguagem de programação R

Apesar de ser um software com interface gráfica, o Jamovi tem integração com a linguagem de programação R. Isso significa que você tem a facilidade da interface gráfica, com o poder e a flexibilidade de uma das linguagens mais utilizadas no mundo da estatística.

Caso o Jamovi não tenha nativamente uma função que você precisa, você pode desenvolver utilizando a linguagem R. Essa integração faz com que seja possível realizar qualquer tipo de análise com o Jamovi. Além disso, você pode automatizar rotinas que são repetitivas e você precisa realizar várias vezes no seu trabalho e estudo.

Ambiente para aprender a linguagem R

Conforme destacado na seção anterior, com o Jamovi você tem uma integração completa com a linguagem R. Além de ser uma integração poderosa para fazer análises em estatística, essa integração pode ser enxergada como uma oportunidade para aprender a programar em R.

Uma das maiores dificuldades que eu tive quando comecei a programar em R, foi visualizar o dataframe e entender o que estava acontecendo quando eu queria realizar um determinado comando. É muito difícil no início, pois são comandos abstratos e sem visualizar é necessário um conhecimento prévio do formato dos dados para entender o que está acontecendo.

Como o Jamovi conta com uma visualização de dados que é semelhante a outros softwares como o Microsoft Excel, LibreOffice, etc. é mais fácil para o(a) aluno(a) escrever um comando em R e ver em tempo real o que está acontecendo. Além disso, como o Jamovi conta com a possibilidade de fazer os mesmos comandos com o clique, por meio da sua interface gráfica, é possível que o(a) aluno(a) faça das duas formas, para assim entender por completo o que está acontecendo.

Instalando o Jamovi

Para fazer a instalação do software Jamovi, é muito simples e dependerá apenas do sistema operacional em que você está utilizando.

Se você fizer a instalação no site oficial você não precisa se preocupar com a sua segurança e está livre para instalar e fazer o uso do programa da forma que você precisar. Não existe nenhum tipo de restrição quanto ao uso ou locais em que você deve instalar.

Assim, você é livre para fazer uso educacional, comercial ou qualquer outro motivo pois não há nenhum tipo de restrição quanto ao uso ou a licença do programa.

Download do Jamovi

Para você fazer a utilização do jamovi, existem duas possibilidades: uma em cloud sendo que você não precisa realizar nenhum tipo de instalação e pode utilizar o programa diretamente da internet; em uma opção localmente em que você pode fazer o download no seu computador e instalar como um programa qualquer.

As duas soluções são muito boas, entretanto eu aconselho que você faça a instalação no seu computador para que você tenha total controle sobre os dados e não corra o risco de perder dados na solução de nuvem.

Eu recomendo que você faça a utilização do programa em nuvem somente em casos em que você não tem a possibilidade de instalar o jamovi em seu computador.

Nas duas sessões posteriores vou ensinar para vocês um pouco de como prosseguir para fazer a utilização das duas formas.

Jamovi para desktop

Primeiramente é importante que você acesse a página oficial do Jamovi para fazer o download. Você pode acessá-la na seguinte página: https://www.jamovi.org. É fortemente aconselhável que você faça o download somente na página oficial. Vale lembrar que o Jamovi é gratuito e não é necessário recorrer e nenhum programa paralelo, ou site diferente do oficial.

Para fazer a instalação em seu computador você deve selecionar a opção correspondente para instalação no desktop. No momento em que eu preparo esse material o site está organizado da seguinte forma.

Ao entrar na parte de download você verá uma página como na figura abaixo.

Tela de download do Jamovi para desktop
Download do Jamovi para desktop

Selecione a opção desktop conforme indicado na imagem com uma seta. Ao clicar avance para o próximo tópico da apostila, pois vamos selecionar a versão do Jamovi que será instalada.

Selecionando a versão do Jamovi

Para fazer o download do Jamovi em seu computador, você precisa selecionar a versão correspondente ao seu sistema operacional. É importante que você faça a escolha correta, pois caso você cometa um equívoco na escola o programa não funcionará, ou não funcionará corretamente.

Geralmente quando você chegar na página de download, o próprio site já irá indicar a versão correta, correspondente ao seu sistema operacional. Basta você conferir e prosseguir para o download do programa.

Caso a sugestão do site esteja errada, basta rolar a página um pouco para baixo e selecionar a versão correta correspondente, assim como mostrado na imagem abaixo.

Selecione a versão do seu sistema operacional

Quando você selecionar a versão que deseja utilizar, o download irá iniciar automaticamente.

Instalando o Jamovi

Após fazer o download do Jamovi, chegou o momento de você fazer a instalação em seu computador. Clique no arquivo que você acabou de baixar e siga as instuções para instalação.

O processo de instalação é simples e segue o mesmo fluxo de qualquer programa que você já está habituado(a) a fazer. Basta ir clicando em prosseguir, indicar um caminho de instalação, caso você queira selecionar uma pasta diferente dá pasta padrão e concluir a instalação.

Jamovi em nuvem – cloud

Na versão cloud você deve selecionar a opção correspondente como apontado na imagem abaixo.

Jamovi em cloud
Opção de utilizar o Jamovi em nuvem

Ao clicar na versão cloud você irá se deparar com duas opções de utilização. Uma gratuita e outra paga.

Cabe você decidir se vale a pena pagar ou não para utilizar o Jamovi em cloud. A diferença da versão paga para a gratuita é apenas nos recursos computacionais e na disponibilidade do servidor onde o Jamovi é executado.

Entenda que executar um software em nuvem requer a utilização de infraestrutura e se um programa está sendo executado e não é em seu computador, algum lugar está fazendo para você.

Veja na imagem abaixo as opções que você pode escolher:

Selecione a opção cloud do Jamovi que deseja utilizar

Eu sou um grande entusiasta das soluções que são executadas em nuvem. Quase todos os meus trabalhos eu faço questão de utilizar algumas soluções em nuvem para realizar.

Caso eu fizesse o uso intensivo do jamovi em algum projeto meu, eu faria a assinatura sem problema. Entretanto se você é um estudante e não tem muitos recursos para fazer uma assinatura nesse momento, use a versão gratuita para realizar os seus estudos ou então ignore essa opção de utilização em nuvem e faça a utilização do programa instalando em seu computador normalmente.

Caso um dia você veja que faz sentido para você fazer assinatura para utilizar em algum projeto específico você vem faz a assinatura e faz a utilização normalmente. Assim, quando você for utilizar você já será um usuário avançado e poderá tirar todos os benefícios da solução em nuvem.

Primeiros passos com o Jamovi

Conhecendo o Jamovi

Ao abrir o Jamovi pela primeira vez em seu computador, você verá uma imagem semelhante a esta mostrada abaixo. Essa é a interface gráfica do Jamovi e é onde você verá os dados e gráficos.

Print do software jamovi
Jamovi

Importando dados no Jamovi

Neste momento, é chegada a hora de realizar a leitura dos dados no Jamovi. Esse processo é conhecido por diversos termos, como importação, leitura ou carregamento de dados no software. Particularmente, opto por utilizar o termo importação de dados no Jamovi, embora seja válido utilizar a denominação de sua preferência.

Nessa seção eu vou utilizar os dados de passageiros do titanic como exemplo para ensinar a importação de dados do jamovi. Caso você tenha interesse de utilizar o mesmo conjunto de dados que eu, basta fazer o download do arquivo csv no repositório oficial do Balaio Científico.

Com o Jamovi aberto, acesse o menu principal do software clicando no ícone localizado no canto superior esquerdo da tela. Ao realizar essa ação, uma nova janela será exibida. Observe a imagem abaixo para identificar o ícone a ser selecionado, indicado pela seta.

Imagem da apostila de jamovi onde apresento ao leitor onde clicar para iniciar a importação dos dados

Na imagem abaixo, observe a seta indicando a opção que deve ser selecionada no painel à esquerda para realizar a importação dos dados. Caso já tenha aberto os dados anteriormente no Jamovi, é possível encontrá-los na seção de “Recente”, localizada no canto inferior esquerdo da tela.

Imagem da apostila de jamovi onde apresento como abrir os dados para fazer a importação

Após clicar em “Abrir”, selecione a opção “Este PC”. No exemplo apresentado, alguns arquivos que já foram abertos anteriormente são exibidos. Entretanto, se este for o primeiro uso do Jamovi, é necessário clicar em “Procurar” e navegar até o local em que o arquivo de interesse está salvo para, então, importá-lo no software. Para localizar o arquivo, basta navegar pelas pastas até encontrar o diretório em que o arquivo está armazenado.

Imagem da apostila de jamovi em que ensino sobre a importação dos dados

Ao clicar no arquivo que contém o conjunto de dados, o Jamovi realizará automaticamente a configuração e importação dos dados. Se você tiver importado os mesmos dados do exemplo apresentado, uma janela semelhante à imagem abaixo será exibida.

Exemplo na apostila de jamovi sobre a importação dos dados.
Importação dos dados no Jamovi

Após a importação dos dados, você estará pronto(a) para começar a realizar análises estatísticas e utilizar todas as funcionalidades disponíveis no Jamovi. É importante praticar a importação de diferentes conjuntos de dados para se familiarizar com o processo e estar apto(a) a realizá-lo com facilidade.

Como conteúdo complementar, recomendo que assista à aula que preparei, na qual ensino o passo a passo de como realizar a importação de dados no Jamovi. A aula irá complementar o conteúdo apresentado aqui e ajudará na fixação do aprendizado.

Aula de importação de dados no Jamovi

Estatística Descritiva no Jamovi

A estatística descritiva no Jamovi é uma técnica utilizada para organizar, resumir e apresentar dados de forma clara e concisa. Ela é utilizada para descrever as características dos dados, como a média, mediana, moda, desvio padrão, frequência, entre outros.

No Jamovi, é possível acessar várias ferramentas para realizar estatística descritiva, como gráficos, tabelas e estatísticas básicas. Ele também permite que você crie tabelas cruzadas, boxplots e histogramas para visualizar os dados de forma mais fácil. Além disso, o Jamovi também permite a criação de relatórios de estatísticas descritivas para compartilhar com outros pesquisadores.

Escrito por Erick Faria
Erick é um jovem entusiasta da tecnologia, com uma paixão pela escrita e pela partilha de conhecimento. Ele cresceu fascinado pela forma como a tecnologia pode mudar o mundo e dedicou sua vida a aprender tudo o que pode sobre esse assunto. Profile