PSPP

Configurar Variáveis no PSPP

Escrito por Erick Faria · 3 min. >
Configurar Variaveis no PSPP

Após a importação das variáveis, chegou a hora de aprendermos como configurar variáveis no PSPP. Esse processo é fundamental, pois precisamos definir alguns padrões no nome das variáveis e inserir algumas descrições conhecidos como rótulos. Esse processo irá te auxiliar nas análises e facilitará o trabalho no PSPP.

Configurar Variáveis no PSPP

Nessa aula vou ensinar vocês a preencherem as labels e organizar de forma padronizado o nome das variáveis. Essa etapa é fundamental para que você não se perca nas análises e irá facilitar muito o trabalho com PSPP.

Organizando o banco de dados no PSPP

Essa aula está enquadrada no âmbito de organização do banco de dados no PSPP. Organizar o banco é importante, pois Vai facilitar o seu trabalho e deixará suas análises muito mais fáceis de serem feitas. Essa parte torna-se muito mais importante, caso você vá compartilhar o seu banco de dados com outras pessoas.

Por experiência própria eu sei que uma das coisas que mais atrapalham e mais atrasam os projetos de pesquisa é quando uma pessoa envia um banco de dados para nós com variáveis desorganizadas e sem a devida descrição.

Uma variável no PSPP deve seguir algumas normas de padronização que nós utilizamos em programação e em informática em geral. Além do nome da variável o PSPP tem uma funcionalidade que permite que nós façamos uma descrição das variáveis.

Eu recomendo fortemente que você siga esses padrões, pois Vai facilitar muito o seu trabalho. Em linguagem de programação nós não temos essa possibilidade mas o PSPP por ser um programa gráfico, permite que você escreva descrições criando uma espécie de dicionário das variáveis do seu banco de dados.

Nomes das variáveis no PSPP

Uma descrição curta e simples da variável é tão importante quanto dado que está contido. Para facilitar o seu trabalho eu recomendo que você siga uma padronização ao criar o nome das variáveis no PSPP. Eu não recomendo que você deixe as variáveis por padrão quando elas são importadas.

Ao trabalhar com vários bancos de dados e importar de várias fontes diferentes não terá um padrão de variável. Por isso, eu acho que você deve criar um padrão e seguir para que independente do tempo e do momento você consiga entender o que é que elas variáveis são.

Uma variável deve ter:

  • Nome curto, mas explicativo
  • Padronização; preferencialmente com palavras em letra minúscula
  • Sem espaços. Utiliza-se o hífen para separar palavras
  • Códigos autoexplicativos. Por exemplo: mun = município

Como editar uma Variável no PSPP?

Para editar uma variável no PSPP clique em cima do nome da variável que você deseja modificar e escreva o nome que você deseja colocar.

Siga o padrão que você definiu e busque deixar o nome das variáveis o mais claro possível pois caso você esteja trabalhando com um banco de dado muito grande e você não tem uma clareza muito grande no nome das variáveis você terá muito problema e dificuldade para realizar os trabalhos.

Você já sabe mas não custa nada repetir, salve periodicamente o seu banco de dados para evitar perder informações ou o trabalho.

O que são Labels?

No PSPP existe a possibilidade de criar uma descrição em formato texto para cada variável. Essa descrição no PSPP chama-se Label. É uma função opcional, mas eu recomendo que você a utilize. Ao escrever uma pequena descrição, será mais fácil criar observações sobre o que é a variável ou como ela foi criada. Veja a seguir a coluna Label do PSPP destacado em vermelho.

Procure não fazer descrições muito longas e que podem mais atrapalhar que ajudar. A descrição deve ser curta e objetiva, você não vai escrever um artigo científico na Label.

Minha recomendação é que você copie a descrição que está contida no dicionário das variáveis. Geralmente essa descrição é completa curta e objetiva. Mas, caso você prefira você pode criar a sua própria descrição usando as suas próprias palavras.

Como editar Label no PSPP?

Para editar uma Label no PSPP, você deve clicar no campo destinado a variável que você deseja modificar e escrever. Caso você tenha acesso a algum dicionário de dados você pode copiar e colar o texto no campo destinado.

Enquanto você tiver fazendo esse processo eu recomendo que você salve periodicamente os seus dados. Apesar de ser um programa excelente o PSPP em alguns computadores pode apresentar instabilidade e fechar ou causar algum erro. Dessa forma por segurança eu sempre aconselho que você salve periodicamente os seus dados.

Vídeo da Aula de Como Configurar Variável e Label no PSPP

Escrito por Erick Faria
Erick é um jovem entusiasta da tecnologia, com uma paixão pela escrita e pela partilha de conhecimento. Ele cresceu fascinado pela forma como a tecnologia pode mudar o mundo e dedicou sua vida a aprender tudo o que pode sobre esse assunto. Profile
vale a pena aprender pspp

Vale a pena aprender PSPP?

Erick Faria em PSPP
  ·   4 min.
download do PSPP

Como fazer o Download do PSPP?

Erick Faria em PSPP
  ·   1 min.