Python

Python: Criar variáveis em python 3

Escrito por Erick Faria · 3 min. >
criar variaveis em python

As variáveis em python são objetos criados para armazenar dados na memória do seu computador. Para criar variáveis em python – ou declarar uma variável em python – você irá precisar de três elementos básicos: o nome, o sinal de igual e os dados. Quando você cria uma variável em python você está armazenando um dado na memória RAM do seu computador, com o intuito de acessar esses dados posteriormente.

O que são variáveis no Python?

O tempo todo nós criamos variáveis em python, por isso é importante que você leia atentamente o material dessa aula. Apesar de ser muito fácil criar variável no python, existem algumas regras que devemos seguir, caso contrário não será possível a criação de uma variável e seu código não funcionará.

Para que servem as variáveis em Python?

As variáveis servem para armazenar dados no python. Você precisa criar variáveis o tempo todo. Depois de criar você pode acessar esses dados. Para ficar mais claro, pense sua memória RAM como se fosse um armário. Nesse armário você tem vários nichos. Quando você cria uma variável, você está armazenando algum dado nesse nicho. Depois de criada, você pode acessar esse “nicho” chamando a variável pelo nome.

Como criar variáveis no python?

Para criar variáveis em python é muito fácil. Você precisa de apenas três elementos.

  • O nome da variável
  • O sinal de igual (=) para declarar uma variável
  • Os dados que serão armazenados dentro dessa variável

Veja um exemplo:

blog = 'Balaio Científico'

A variável acima é do tipo texto e eu armazenei uma informação entre aspas. Se você ainda não viu sobre os tipos de dados em python, comece por aqui: Dados do tipo texto em python. Você irá entender como foi feito a construção dessa variável.

Uma variável comporta vários tipos de dados, podem ser textos, números, expressões matemáticas, equações, etc. Independente do caminho que você seguir em Python, você irá lidar muito com elas, o que torna esse tópico muito importante. Vamos aos exemplos da criação de algumas variáveis:

numero = 5

Python = 'Melhor linguagem de Programação'

num_pi = 3.14

soma = 5+5

A primeira variável é apenas um número que se chama numero (sem acento propositalmente); a segunda chama-se Python com um texto atribuído; a terceira eu coloquei o valor de pi um número com casas decimais; e por último, no quarto exemplo, uma soma. Ao executar esses comandos, o Python não vai retornar nenhum valor imediatamente, ele vai apenas armazenar na sua memória RAM os valores. Se você deseja imprimir os resultados, você deve executar o comando print.

Regras para criar variáveis no python

Para criar uma variável em python você precisa seguir algumas regras. As regras são:

  • Um nome de variável deve começar com uma letra ou o caractere sublinhado (underdline)
  • Um nome de variável não pode começar com um número
  • Um nome de variável pode conter apenas caracteres alfanuméricos e sublinhados (A-z, 0-9 e _ )
  • Os nomes das variáveis ​​diferenciam maiúsculas de minúsculas (idade, idade e IDADE são três variáveis ​​diferentes)

A número 5 não é bem uma regra que deve ser seguida. É uma recomendação de que você use padronização. Uma variável com o nome cod_mun é muito melhor do que uma variável Cod_Municipio por exemplo.

Repare que na variável num_pi eu utilizei a abreviação num para me referir à palavra número. Eu poderia ter escrito a palavra numero_pi, porém, em meus códigos, eu utilizo uma padronização em minhas variáveis. Isso é muito útil para poupar tempo de digitação e facilitar a leitura de nossos códigos.

Dessa forma, aconselho você a definir alguns padrões para suas variáveis, como por exemplo: cod para variáveis de códigos; o já citado num para variáveis de números; som ou sum para variáveis de soma etc. Assim, seu código ficará mais fácil de se ler e outras pessoas poderão contribuir mais facilmente.

Essa dica faz parte de uma série de recomendações de boas práticas em Python, que são normas que a comunidade Python segue para facilitar a interação e o compartilhamento da linguagem. Além de padronizar algumas coisas, existe também a possibilidade de deixar comentários em nosso código, o que é fortemente recomendado.

Se você quiser aprender mais como fazer comentários em python, aconselho que dê uma olhada nesse post: Comentários em Python. Os comentários serão perfeitos para você que está começando a programar em python.

Para completar o aprendizado dessa aula, veja a seguir o vídeo que gravei ensinando a criar variáveis em python. Esse vídeo é um ótimo complemento a tudo isso que você aprendeu aqui.

Escrito por Erick Faria
Erick é um jovem entusiasta da tecnologia, com uma paixão pela escrita e pela partilha de conhecimento. Ele cresceu fascinado pela forma como a tecnologia pode mudar o mundo e dedicou sua vida a aprender tudo o que pode sobre esse assunto. Profile