Python

Python: Escolhendo a IDE

Escrito por Erick Faria · 1 min. >
Escolhendo a IDE

Para começar a programar em Python precisamos escolher em qual ambiente vamos desenvolver nossos códigos. Para isso precisamos escolher qual IDE utilizar. A IDE é um ambiente que deve facilitar o seu trabalho. Eu vejo muitos alunos(as) perderem tempo escolhendo a IDE e adiarem o principal: aprender o Python.

Eu recomendo a você utilizar o Google Colab. É gratuito e você não precisa realizar nenhuma instalação. Entretanto, sinta-se livre para utilizar a IDE de sua preferência. Mas, lembrando, o principal é aprender python.

O que é IDE?

A ideia é um programa, ou melhor uma plataforma, em que você irá escrever os seus códigos. A ideia não é a linguagem de programação em si. Pense a ideia como se fosse o Microsoft word. O Microsoft word é apenas uma plataforma em que você irá escrever os seus textos. Porém, não é o texto em si, é apenas o lugar em que você irá escrever, editar e imprimir o seu texto.

Existem várias IDEs disponíveis na internet. Se você pesquisar você irá encontrar pessoas falando que uma é melhor do que a outra. Existem preferências pessoais, mas eu não acredito que exista uma que seja melhor do que a outra falando de forma geral.

Existe aquele programa que será melhor para o seu uso e para aquilo que você procura. Se você for desenvolver aplicativos eu acredito que existe uma plataforma melhor para desenvolver aplicativos. Por outro lado, se você for trabalhar consciência de dados, eu acho que existe uma plataforma melhor para trabalhar com ciência de dados.

Qual a melhor IDE para Python?

Para o python não existe uma IDE melhor que a outra. Como eu disse anteriormente você precisa testar várias plataformas para ver qual que será a que irá melhor encaixe para o seu perfil e para o seu uso.

A escolha da IDE é algo muito pessoal. Ao longo da minha carreira eu testei várias. Ainda hoje eu gosto de ficar testando. No momento em que estou escrevendo esse post, estou fazendo o download de uma nova IDE para fazer um teste.

Sabendo que não existe ideia melhor que a outra, eu posso citar aqui a IDE que foi criada voltada para a utilização do python. Essa IDE se chama PyCharm.

O PyCharm é uma das mais utilizadas pelos programadores em python. Eu utilizei o PyCharm durante muitos anos e sempre gostei. É bonito, flexível e muito fácil de mexer.

Por ser uma IDE criada para desenvolvedores Python, sua integração com a linguagem sempre foi um fator positivo.

Caso você esteja começando a programar e está na dúvida, recomendo dar uma olhada no PyCharm.

IDE interfere na programação python?

Não há nenhum tipo de interferência no que diz respeito à execução do código. Você precisa enxergar a IDE como um facilitador para escrever os seus códigos e que o principal é você se adequar e gostar.

Algumas IDEs que vale a pena conferir

  1. Visual Studio Code
  2. Atom
  3. Pycharm
  4. Jupyter Notebook
Assista o vídeo em que mostro para vocês minha opinião sobre algumas IDEs
Escrito por Erick Faria
Erick é um jovem entusiasta da tecnologia, com uma paixão pela escrita e pela partilha de conhecimento. Ele cresceu fascinado pela forma como a tecnologia pode mudar o mundo e dedicou sua vida a aprender tudo o que pode sobre esse assunto. Profile
Agrupar Dados no Pandas

Como Agrupar Dados no Pandas

Erick Faria em Python
  ·   2 min.
Filtrar Dados no Pandas

Como Filtrar Dados no Pandas

Erick Faria em Python
  ·   3 min.