SPSS

Quais são as alternativas ao SPSS?

Escrito por Erick Faria · 7 min. >
alternativas ao SPSS

Alternativas ao SPSS

O preço do SPSS faz com que várias pessoas busquem por alternativas. Apesar de ser um programa robusto e completo, o preço é uma barreira para várias pessoas que desejam fazer análises estatísticas. O fato de o SPSS ser pago foi o que me motivou a aprender linguagens de programação. Eu precisava fazer análises estatísticas, mas não tinha condições de manter uma assinatura.

Para a minha sorte, e a sua também, existem algumas alternativas, gratuitas ao SPSS. Eu já utilizei algumas e continuo acompanhando a internet lançar a cada dia um novo programa. São programas que contam com uma interface gráfica e dispensa a necessidade de licença. Assim você pode instalar em seu computador sem precisar piratear, ou instalar versões alternativas do SPSS.

Quando usar o SPSS?

Você pode se perguntar: Se existem alternativas gratuitas ao SPSS, porque devo usar o SPSS que é pago? Essa é uma excelente pergunta. Muito das vezes o ambiente em que trabalhamos utiliza somente o SPSS. Assim, fica difícil somente nós utilizarmos outro programa.

Outra razão que pode levar nós a utilizarmos o SPSS é um trabalho temporário. Conheço pessoas que utilizam o SPSS somente para um projeto específico, como TCC ou Iniciação Científica. Logo, não vale a pena se preocupar em buscar alternativas ao SPSS.

Caso você tenha interesse em se aprofundar e procura uma solução sustentável ao longo prazo. Esse post é para você. Veja as alternativas para você ficar menos refém as licenças do SPSS.

O SPSS

O spss é um programa estatístico amplamente difundido em ambientes acadêmicos e institucionais. Com o spss é possível fazer análises estatísticas, fazer representações gráficas, mapa, e algumas operações básicas com banco de dados.

O spss é um programa muito robusto e muito intuitivo de se trabalhar. O grande diferencial do spss é sua interface gráfica, que permite a pessoa que não tem nenhum conhecimento com programação trabalhar facilmente com estatística.

A interface gráfica, aliada com o pioneirismo do spss faz com que esse programa seja o mais utilizado no mundo todo para análise estatística.

Entretanto, todo esse pacote de qualidade do spss vem com um custo muito elevado. O spss é um programa proprietário, ou seja, você precisa comprar uma licença ou fazer uma assinatura para utilizar.

Geralmente as pessoas que vão utilizar o spss, São pessoas que estão no ambiente acadêmico. Os alunos que utilizam o spss na maioria das vezes não tem recursos para comprar uma licença do spss. Esse fato vem fazendo com que o spss caia ainda desuso em vários locais.

Além disso, vários estudantes vêm optando por não instalar versões piratas do programa, por motivos óbvios. Além de ser ilegal instalar uma versão pirata pode vir com vírus, que pode ocasionar em roubo de dados, ou mau funcionamento do sistema operacional.

Por isso, esse post é para ajudar você a encontrar algumas soluções que substitui muito bem o spss. São substitutos do spss, que contam com uma interface gráfica e são gratuitos.

Atualmente não vale a pena você arriscar e instalar uma versão pirata do spss. As versões gratuitas que vou apresentar hoje, substituem muito bem o spss. Muitas das alternativas que vou apresentar aqui hoje tem cursos aqui no Balaio Científico.

Antes de decidir se vale a pena aprender o spss, ou investir em uma solução alternativa, olhe com atenção os cursos que estão disponíveis aqui no balaio científico.

Se você deseja conhecer um pouco mais sobre o spss visite o curso aqui do balaio científico sobre SPSS.

Quanto custa um SPSS?

Atualmente um spss custa em média R$ 500 por mês. Se você deseja adquirir o spss você precisa fazer uma assinatura. Existe algumas opções que você deve escolher e que irá influenciar no preço.

Se você deseja comprar o spss, primeiramente você precisa escolher qual a versão do programa você deseja adquirir. Existe a opção do spss mais básico que vai te dar funcionalidades mais simples em relação a versão mais completa.

Para saber qual versão vai te atender, você precisa ir no site oficial dos revendedores do spss e escolher qual a versão é mais adequada para o seu uso.

Infelizmente não há mais uma versão do spss em que você paga somente uma vez. Seguindo a tendência dos programas proprietários, o spss agora é disponibilizado apenas por assinatura. É uma desvantagem imensa, pois ao fim do contrato de assinatura você não poderá mais utilizar o programa.

Caso você seja filiado a uma universidade, você pode se beneficiar de uma versão acadêmica. Os professores e estudantes de universidade podem comprar uma versão que é mais barato em relação a versão normal.

A versão acadêmica do spss é paga. Não existe uma versão gratuita em que você sendo estudante não precisa pagar. Visite a página oficial dos revendedores do spss e veja o preço atualizado da versão acadêmica do spss.

Acho que você já entendeu o porquê é interessante pensar em alternativas ao spss. Apesar de ser um excelente programa, na maioria dos casos não vale a pena gastar com uma assinatura. Sobretudo, atualmente em que há alternativas gratuitas e que não deixam a desejar.

Agora que você viu o quanto é oneroso ter o spss vamos ver algumas alternativas gratuitas ao spss. Os softwares que eu vou apresentar são livres e são desenvolvidos por uma comunidade que prega o conhecimento universal e gratuito para todos.

Alternativa gratuita do SPSS

Os softwares livres vem se popularizando cada vez mais na internet. São excelentes alternativas que além de serem gratuitos são muito mais transparentes, pois os códigos estão disponíveis na internet para qualquer pessoa visitar e ver o que está dentro do programa.

Utilizar um software livre e com código aberto é a garantia de que você nunca irá precisar de se preocupar com licença. Além disso, você tem a garantia de que não há nenhum tipo de vazamento de dados ou prática antiética dentro do programa.

Antes de decidir qual programa você irá aprender, tenha em mente que ao aprender um software livre, você nunca ficará dependente de uma licença. Quando eu aprendi o spss, eu trabalhava em um local que tinha a licença. Quando eu mudei de emprego, o local do novo emprego não tinha licença do spss. Eu me vi obrigado a aprender um software livre e que substituísse o spss.

Aprender um software livre é a garantia de que se você mudar de emprego você não ficará refém de uma licença. Caso o novo emprego não tenha condições de comprar uma licença você não ficará sem opções para trabalhar.

Agora que você entendeu a importância de se ter um plano b e aprender um software livre, vamos ver algumas alternativas que indicam para as pessoas que buscam alternativas ao spss.

PSPP

Para quem busca uma alternativa gratuita ao spss, o pspp é uma das alternativas que mais me agrada. Assim como o spss o pspp tem uma interface gráfica, tem uma integração grande com o SPSS, e é um programa consolidado entre os usuários de estatística.

A vantagem do pspp é que os arquivos são os mesmos que você usa no spss. Até mesmo assim táxi que a gente usa no spss funciona perfeitamente no pspp. Assim, a adaptação é muito mais fácil.

Embora o pspp seja um programa aqui tem as suas falhas eu acho que vale a pena dar uma conferida, pois dependendo do seu uso o pspp vai te atender perfeitamente.

JASP

Outro programa que eu gosto muito é o jasp. É um programa mais novo em relação ao pspp, e funciona como se fosse a linguagem de programação R em interface gráfica.

Eu acho o jasp muito bonito e intuitivo de se usar. Com ele é possível fazer várias análises estatísticas em sua interface gráfica, de forma intuitiva e fácil.

Uma vantagem do jasp em relação ao pspp, é a sua fluidez. O pspp tem sérios problemas de travamento. Por sua vez o jasp é muito mais leve, e fluido, o programa é mais simples e eu acho a sua interface mais bonita com características minimalistas.

Entretanto, as questões estéticas é uma questão pessoal você pode discordar de mim e achar o pspp mais bonito. Apesar de que, claro, o mais importante é a análise estatística funcionar corretamente.

Python

Apesar de não ver as linguagens de programação como alternativas direta ao spss, eu não posso deixar de mencionar o python.

Geralmente quem busca o spss, são pessoas da área da saúde ou da Ciências sociais que querem fazer o uso da estatística, mas sem aprofundar na programação.

Entretanto, caso o seu intuito seja investir na área de ciência de dados eu acho que vale a pena você procurar aprender a programar em python.

O python é uma das linguagens mais fáceis de se aprender. Existem várias bibliotecas que facilitam desde a limpeza do banco de dados até a análise estatística e criação de modelo mais sofisticada.

No início pode parecer muito mais difícil porque é algo que você não consegue ver, assim como o spss. No início escrever pode parecer um pouco abstrato, mas você pode ter certeza que você dará um grande salto na sua carreira.

R

Uma linguagem de programação muito famosa na estatística é o R. Foi a primeira linguagem de programação que aprendi, e adoro ela para fazer algumas análises com dados geoespaciais ou fazer análises estatísticas.

O R é a linguagem mais utilizada no mundo da estatística. É uma linguagem consolidada e que eu adoro usar ela para fazer análises.

Eu gosto de combinar o r com o python, pois assim eu consigo extrair o melhor das duas linguagens. Aprender a programar em R é como eu disse anteriormente uma escolha que você deve tomar caso você queira investir na carreira de ciência de dados.

Jamovi

Entre as alternativas ao SPSS, a minha preferida é o Jamovi. É um programa de interface gráfica, fácil de usar e que vem ganhando muitos usuários nos últimos anos. Ele se assemelha ao SPSS, por contar com a interface gráfica e permite que você tenha uma integração com a linguagem de programação R.

Confira em Jamovi: Introdução ao Jamovi um pouco sobre esse programa. Eu tenho certeza de que você irá adorar.

Outras alternativas

Se você pesquisar na internet encontrará vários outros programas que fazem a mesma coisa que são alternativas ao spss.

Para você saber qual é a melhor alternativa para você, eu aconselho que você reflita sobre o seu uso e o que você procura. Caso você procure algo para fazer uma análise estatística simples, essas alternativas que eu citei aqui talvez cumpram o papel.

Entretanto, caso você decida investir na carreira de ciência de dados certamente as linguagens de programação será o melhor caminho para você conseguir se desenvolver.

Você precisa ter em mente que não existe programa perfeito. Cada uma dessas opções que citei acima tem suas vantagens e desvantagens. Por isso é fundamental que você saiba o que você está procurando para sim poder escolher a melhor alternativa ao spss.

Confira o material aqui do site, pois tenho vários cursos e ensino cada uma dessas alternativas. Leia o material e assista todos os vídeos, pois assim você terá uma ideia melhor de qual das alternativas irá encaixar as suas necessidades.

Escrito por Erick Faria
Erick é um jovem entusiasta da tecnologia, com uma paixão pela escrita e pela partilha de conhecimento. Ele cresceu fascinado pela forma como a tecnologia pode mudar o mundo e dedicou sua vida a aprender tudo o que pode sobre esse assunto. Profile
curso de spss

Curso de SPSS em 2023

Erick Faria em SPSS
  ·   4 min.