SPSS

Curso de SPSS – Exportar, salvar e backup de dados

Escrito por Erick Faria · 5 min. >

Exportar, salvar e backup de dados no SPSS

Não há nada pior do que perder todas as alterações e todo o trabalho que você fez ao longo de um dia. Perder arquivos, seja ele de qualquer natureza, é uma das piores coisas possíveis, pois às vezes são irreparáveis.

Eu já passei por isso algumas vezes no início da minha carreira, e perdi dias de trabalho por não ter o hábito de salvar uma cópia de segurança. Além de ter passado por isso, eu já vi outros colegas perderem dias inteiros de trabalho por não ter uma cópia de segurança e não ter o hábito de salvar os arquivos no spss.

Nesse post eu vou falar um pouco como salvar os arquivos no spss e vou dar algumas dicas de como manter o hábito de se ter uma cópia de segurança dos seus arquivos.

Dado a importância do arquivo, lembre que cópias de segurança nunca é demais. Se o arquivo no spss for muito importante para você, pense em colocar os dados em um HD externo, e em um serviço de nuvem.

Caso o arquivo seja muito grande e não caiba no seu serviço de nuvem, e você não tem condições de pagar um serviço pense em manter em mais de um local. Você pode manter no HD do seu computador, e no HD externo. Evite sempre manter os dados em um pen drive, pois apesar de serem muito práticos são muito fáceis de se perder e de serem danificados.

Salvar dados do SPSS

Salvar dados no spss é uma das coisas mais simples perto das análises estatísticas que fazemos. Talvez pela simplicidade, as pessoas esquecem de salvar os dados na medida em que vai realizando os trabalhos.

Para salvar os dados basta você utilizar o atalho no teclado ou clicar na aba salvar. Se você deseja que o arquivo permaneça em formato do spss você não precisa fazer nada além disso. Ao salvar o arquivo você está pronto para enviar o arquivo para outra pessoa. Ao enviar o arquivo para outra pessoa, todos os dados e todas as alterações que você fez estarão prontas para serem abertas e trabalhadas.

Entretanto, muitas pessoas têm dúvida referente a esse processo. Em todas as aulas que ensino spss, as pessoas perguntam como fazem para salvar os dados e exportar. Nesse post eu vou falar um pouco sobre como fazer para salvar os arquivos, vou dar dicas para como fazer backup dos dados no spss e como exportar os dados para outros formatos como por exemplo uma planilha do Excel.

Salvar alterações no SPSS

Salvar as mudanças no spss é tão importante quanto o trabalho em si. É aconselhável que você vá salvando o trabalho na medida em que você vai fazendo alterações. Você não precisa ficar igual um maníaco salvando a cada alteraçãomas, de tempos em tempos na medida em que você achar necessário é aconselhável que você salve.

Para salvar é muito simples. Você tem duas opções. Você pode clicar no disquete que está na parte superior do programa, ou apertar as teclas Ctrl + S.

A cada vez que você salvar, o arquivo do banco de dados em que você está trabalhando irá ser substituído por essa nova versão. Assim você sempre terá a garantia de que você não irá perder os dados algum problema aconteça com o computador.

É importante, que você entenda que ao salvar você está salvando o arquivo do banco de dados. As alterações que você vai fazendo ao longo do trabalho, são registradas somente na memória RAM do computador. Ao fazer uma alteração, como por exemplo a criação de uma variável você está salvando essas alterações na memória RAM, e não no arquivo que você vai abrir posteriormente.

Além de salvar periodicamente o arquivo no SPSS, é aconselhável que você faça cópias de segurança desses dados. Na próxima sessão eu vou dar algumas dicas de como fazer backup de dados no SPSS.

Backup de dados no SPSS

Para fazer backup de dados no spss você deve criar uma cópia do arquivo do banco de dados. O spss não tem uma opção nativa de criar um backup automático. Você deve se policiar e sempre lembrar de fazer um backup.

O backup serve para que você tenha a garantia de ter um arquivo, caso o arquivo principal esteja corrompido. É um excesso de segurança mas que na minha opinião vale a pena. Basta fazer uma cópia do arquivo de tempos em tempos.

Eu não acho que você precisa fazer um backup de segurança todas as vezes que você abrir o spss. Entretanto, eu acho que seria uma boa prática fazer um backup na medida em que você fazer grandes alterações.

Além de fazer um backup, eu sempre aconselho você a salvar o arquivo do spss em uma nuvem. Você pode optar pelo serviço de nuvem de sua preferência.

Essas dicas podem parecer exagero, mas ao longo dos anos que eu utilizei o spss eu já vi pessoas perder os dados de pesquisa. Algumas pessoas perderam porque salvavam um arquivo em um pen drive e ao trocar de computador, o pen drive queimou. Se essa pessoa salvasse o arquivo na nuvem, evitaria esse problema.

Além disso, eu já vi pessoas com problema de arquivo corrompido. Por algum motivo, o arquivo do spss se corrompeu e não abria mais. A pessoa não tinha uma cópia de segurança, e perdeu todo o trabalho e as transformações que tinha feito nas bases de dados. Consequentemente teve um atraso na sua pesquisa e muita dor de cabeça.

Agora que nós aprendemos como fazer o backup na próxima sessão eu vou ensinar vocês a como fazer o compartilhamento e exportar dados no spss.

Exportar dados no SPSS

Para exportar dados no spss você pode optar por enviar em um arquivo diferente ao arquivo do próprio spss, ou exportar em um formato como: csv, txt.

Se você deseja compartilhar o arquivo spss com um colega e essa pessoa irá abrir o arquivo no spss também, basta que você faça uma cópia do arquivo que você está trabalhando e envie para essa pessoa. Não há necessidade de fazer transformação ou alteração no formato do arquivo.

Caso você deseje exportar em outro formato você precisa clicar no canto superior esquerdo na opção arquivos. Depois você deve selecionar a opção exportar como. E selecionar no canto inferior o formato em que você deseja exportar.

Você pode optar pelos formatos mais comuns que são csv, TXT ou então exportar no formato de planilha do Excel. É importante que você saiba que, caso o banco de dados seja muito grande o Excel pode ter problemas em abrir o arquivo. Um arquivo grande que é aberto no spss não será necessariamente aberto em um Excel. Os programas têm formas de trabalhar diferente, logo o Excel geralmente tem menos capacidade do que o spss para abrir grandes conjuntos de dados.

O SPSS não é infalível

Você já sabe mas não custa nada repetir, o spss não é infalível. O spss é um programa muito robusto e foram poucas às vezes que eu tive problema com ele. A qualidade do programa indiscutível. Entretanto, existem vários motivos para você tomar cuidado.

Caso você tente processar algo muito grande, ou por algum motivo o seu computador trava e desligue você corre risco de perder todo o trabalho que você teve.

Cada vez mais, nós trabalhamos com grandes quantidades de dados o que exige uma grande capacidade computacional. Nesse sentido, é importante que você tenha todo o cuidado para que evite travamentos e perder o trabalho.

Não se trata apenas do spss travar, mas de todo o computador travar e você perder o trabalho. Eu afirmo que não é exagero. Perder o trabalho de um dia inteiro é muito frustrante. O programa está lá para nos auxiliar, e não trazer dor de cabeça.

Espero que essas dicas tenham ajudado você. Salvar dados no spss é muito simples. É como salvar um arquivo normal. Nesse post nós vimos também a importância de se fazer cópias de segurança para evitar dores de cabeça.

Talvez demore um tempo até que você consiga inserir as dicas dadas nesse post no seu cotidiano. Caso você esteja começando a utilizar o spss agora, busque introduzir essas boas práticas desde o início. Se você adquirir o hábito de salvar periodicamente seu banco de dados, certamente isso será algo que você conseguirá carregar ao resto da sua vida.

Se você gostou do conteúdo, visite meu site e conheça mais o meu trabalho.

Conheça meus livros publicados e fique ligado(a) nos próximos lançamentos.

Escrito por Erick Faria
Erick é um jovem entusiasta da tecnologia, com uma paixão pela escrita e pela partilha de conhecimento. Ele cresceu fascinado pela forma como a tecnologia pode mudar o mundo e dedicou sua vida a aprender tudo o que pode sobre esse assunto. Profile
curso de spss

Curso de SPSS em 2023

Erick Faria em SPSS
  ·   4 min.