SPSS

Importar Dados no SPSS

Escrito por Erick Faria · 6 min. >

Nesse post você irá aprender como importar dados no SPSS. Importar os dados é o processo de transformar os dados em um formato – geralmente txt, CSV ou excel – para o SPSS. Esse procedimento é fundamental para o nosso trabalho e sem ele é impossível fazer as análises estatísticas em SPSS.

Ler dados no SPSS

A forma mais simples, que consiste em arrastar o arquivo, é a forma que eu mais utilizo. Acho prática e simples, sendo geralmente a mais rápida. Entretanto, a o caminho de importação por meio do menu do SPSS é uma forma valida e pode ser entendida como a mais “formal”.

Como importar dados no SPSS?

O processo de importação é simples e não demora muito. Existem duas formas de fazer a importação: uma por meio do ambiente gráfico, onde você clica para importar e segue o passo a passo; outro que é por meio de arrastar o arquivo para dentro do SPSS.

Ambas as formas funcionam e estão corretas. Você pode escolher qual é a melhor forma para você. Nessa aula eu vou ensinar ambas as formas, assim você pode me dizer qual é a mais fácil.

Além de importar eu ensino todos os passos na importação, como por exemplo: definir o tipo das variáveis, como dividir as colunas, etc.

Antes de começar a fazer a importação de dados no SPSS é importante que você tenha os dados prontos. Se for possível faça uma limpeza nos dados antes de iniciar a importação. Geralmente eu indico fazer a limpeza dos dados no Excel ou no LibreCalculator

Como organizar banco de dados no Excel?

Antes de iniciar a importação dos dados do Excel para o SPSS é necessário fazer uma limpeza -organização – nos dados. Alguns dados vem com cabeçalhos e células mescladas. Dados com essa configuração são difíceis de importar no SPSS e podem ocasionar em erros e perda de dados. Observe o exemplo a seguir:

importando dados no SPSS
Estimativa populacional do IBGE
 

A imagem acima é uma captura de tela dos dados de Estimativa da População por município feita pelo IBGE. Observe que os dados não estão padronizados para a importação no SPSS. É necessário que você faça a quebra das células mescladas e retire os textos na variável numérica.

Observe a linha do município de Porto Velho. Há um símbolo (1)  que refere a uma nota de rodapé. Se você tentar importar os dados dessa forma para o SPSS, você não conseguirá ler essa variável como numérico.

Outro detalhe é referente as colunas de COD. UF e COD. MUNIC. Eu aconselho vocês a usarem o comando CONCATENAR para unir as duas colunas e gerar uma variável com o código do município completo.

 

Verifique sempre o final da tabela. Alguns dados, por exemplo do IBGE, vêm com notas de rodapé e textos explicativos no final. É fundamental que você deixe os dados limpos e organizados antes de iniciar a importação para o SPSS.

Como transferir dados do Excel para o SPSS?

Agora que temos nossos dados organizados, podemos iniciar o processo de importação dos dados do Excel para o SPSS sem correr riscos de perder os dados. Como eu disse anteriormente, existem duas maneiras de fazer a importação dos dados para o SPSS, arrastando, ou por meio do menu importar do SPSS. Ambas as formas são válidas, você pode optar pela maneira que preferir.

Arrastando os dados para o SPSS

 

Para importar os dados pelo método de “arrastar” os dados – o termo arrastar é feio, mas eu não achei outra palavra para utilizar – você clica no arquivo (xlsx, csv, txt) e desliza o arquivo até o SPSS. Você precisa ter o SPSS aberto e ao clicar no arquivo que contém os dados, você pode utilizar o atalho ALT + TAB para abrir o SPSS e te auxiliar na importação.

Pronto! Ao arrastar o arquivo para dentro do SPSS você verá uma janela de configuração de importação. Essa etapa irei explicar mais a frente. Agora vamos aprender como importar por meio do menu do SPSS.

Importando dados por meio do Menu do SPSS

A importação por meio do Menu do SPSS é simples, assim como a etapa anterior. Vá ao canto superior esquerdo e clique em File ou Arquivo (depende do idioma do seu SPSS). Com a caixa aberta clique em  Data ou Dados, e navegue pelas pastas do seu computador e selecione o arquivo que deseja importar.
 
Caso você não consiga ver o arquivo (xlsx, txt, csv) verifique na caixa abaixo se o SPSS está configurado para abrir todos os tipos de arquivos. Há uma caixa logo abaixo ao nome do arquivo em que você pode clicar e selecionar todos os tipos de arquivo.
 
Pronto! Agora você pode continuar a configuração de importação dos dados no SPSS.
 

Configuração da Importação de dados no SPSS

Após importar os dados na etapa anterior, você deve configurar os dados no SPSS. Independentemente da opção que você escolheu para importar os dados, as próximas etapas são comuns para todas as pessoas. Leia com atenção cada etapa que vou lhe guiar com capturas de telas.

Importar e Configurar dados no SPSS – Etapa 1

Nessa etapa você terá uma prévia dos seus dados. O SPSS te dará uma ideia de como ficará organizado. Caso os seus dados não estejam configurados de maneira correta, não se preocupe. Na etapa posterior você terá a oportunidade de organizar os dados.

Caso você já tenha um formato pré-definido de importação, você pode selecionar a caixa Yes ou Sim para automatizar esse processo. Caso não tenha o arquivo – ou não tem ideia do que estou falando – não se preocupe e avance para o próximo passo.

Importando dados no SPSS – Etapa 1

Importar e Configurar dados no SPSS – Etapa 2

Na primeira caixa de opção você deve selecionar se as colunas dos dados são separadas por delimitadores ou se são separadas por tamanho fixo. Você deve apenas selecionar uma opção, na etapa posterior você selecionará o tipo de delimitador.

Na segunda caixa você deve marcar a opção referente ao cabeçalho dos dados. Geralmente o nome das variáveis estão na primeira linha, assim nós deixamos essa caixa marcada sempre Sim. Caso contrário, você deve marcar não e fazer a inserção dos nomes das variáveis ao terminar a importação dos dados.

Importando dados no SPSS – Etapa 2
 

Importar e Configurar dados no SPSS – Etapa 3

A primeira caixa você irá selecionar qual a linha que encontra o seu primeiro caso. Geralmente os dados começam na linha dois, pois a primeira linha é referente ao nome das variáveis. Caso seus dados tenha uma configuração diferente, ajuste essa opção para encaixar no seu caso.

A segunda opção pergunta se cada linha representa um caso. Eu sempre trabalhei com dados que estavam separados por linha e cada caso estava separado por uma linha. Assim, eu sempre deixei essa opção como padrão. 

Na terceira caixa você deve selecionar quantos casos você deseja importar. Geralmente nós importamos todos os dados, pois queremos ver todos os casos. Porém, caso você deseja importar apenas uma amostra você pode selecionar o número de linhas que deseja importar, ou a porcentagem do banco de dados.

 
Importando dados no SPSS – Etapa 3
 

Importar e Configurar dados no SPSS – Etapa 4

Agora você deve definir os delimitadores das colunas. Geralmente nós utilizamos: vírgula, ponto e vírgula e tabulação. Esses são os três tipos de delimitadores mais comuns. Caso você não saiba o delimitador dos seus dados, faça um teste e veja na caixa abaixo se as colunas estão ficando dispostas corretamente. 

Importando dados no SPSS – Etapa 4

Importar e Configurar dados no SPSS – Etapa 5

Nessa etapa você deve selecionar o tipo de dado da variável. Em SPSS você terá os seguintes tipos de dados:

  1. Numérico
  2. Texto
  3. Casa Decimal
  4. Data

Cada tipo de dado é fácil de saber, pois é intuitivo. Você deve passar por cada coluna e verificar se o SPSS conseguiu fazer a leitura automaticamente. O SPSS geralmente consegue fazer essa etapa automaticamente, não precisa se preocupar muito. Aconselho você apenas a fazer uma verificação e ver se tudo está correto.

Atenção ao definir os tipos de dados, pois se você definir uma variável do tipo texto como numérica, o SPSS apagará todos os seus dados. 

 
Tipo de variável SPSS
Importando dados no SPSS – Etapa 5
 

Importar e Configurar dados no SPSS – Etapa 6

Agora você está na etapa de verificação. Essa é a última etapa do processo de importação de dados no SPSS. Você deve se certificar que todos os dados estão configurados de forma correta e que não há anomalias nos dados.

Caso você identifique alguma coisa errada com os dados, você tem a opção de voltar as etapas anteriores e mudar o aspecto da configuração que não deu certo.

Observe na imagem abaixo que você tem a opção de salvar um arquivo que deixa prédefinido as configurações de importação da base de dados que você acabou de importar. Isso é muito útil caso você faça essa importação várias vezes. Esse arquivo você deve inserir na primeira etapa do processo de configuração.

A segunda caixa pergunta se você gostaria de salvar a syntax da importação. Conforme veremos em uma aula mais adiante, a syntax no SPSS é um recurso que permite automatizar processos por meio de uma linguagem de programação própria. Não se preocupe com isso agora, pois esse é um tema mais avançado. Continue seguindo as aulas do nosso curso, conforme proposto no Plano de Ensino disponível aqui: Curso de SPSS

Importando dados no SPSS – Etapa 6
 
Parabéns! Você concluiu todo o processo de importação dos dados para o SPSS. Agora eu recomendo você a salvar o arquivo no formato SPSS e fazer um backup do arquivo. A partir de agora você está pronto(a) para iniciar suas análises e trabalhos.

Vídeo da Aula de Importação de dados no SPSS

Veja a seguir o vídeo da aula e o passo a passo de todas as etapas que aprendemos hoje.

 
Escrito por Erick Faria
Erick é um jovem entusiasta da tecnologia, com uma paixão pela escrita e pela partilha de conhecimento. Ele cresceu fascinado pela forma como a tecnologia pode mudar o mundo e dedicou sua vida a aprender tudo o que pode sobre esse assunto. Profile
curso de spss

Curso de SPSS em 2023

Erick Faria em SPSS
  ·   4 min.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *